segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Bom, tentamos mostrar mais ou menos onde estão localizados os números do último teste, esperamos ter ajudado!

domingo, 13 de novembro de 2011

Teste de Ishihara

   Bom, a pedido de algumas pessoas hoje vamos falar um pouco sobre o teste de ishihara, tentaremos explicar da melhor forma possível pra que compreendamos como funciona este teste.
  Como sabemos é um teste para detecção do daltonismo.Recebeu este nome devido ao Dr. Shinobu Ishihara, um professor da Universidade de Tóquio, que foi o criador desses testes em 1917.
   O teste consiste na exibição de uma série de cartões coloridos, cada um contendo vários círculos feitos de cores ligeiramente diferentes das cores daqueles situados nas proximidades. Seguindo o mesmo padrão, alguns círculos estão agrupados no meio do cartão de forma a exibir um número que somente será visível pelas pessoas que possuirem visão normal.
   Ao todo são exibidas 32 placas para identificação dos algarismos ocultos entre os círculos. O número de acertos pode variar conforme o grau e o tipo de daltonismo.




Visão normal

Cegueira para o vermelho e o verde


Esquerda
Direita

Esquerda
Direita
Em cima
25
29
Em cima
25
Nada
Ao centro
45
56
Ao centro
Nada
56
Abaixo
6
8
Abaixo
Nada
Nada
 
 

    O teste para daltônicos ishihara  presente nesta imagem, revela que uma pessoa com visão normal verá o número 8, enquanto que um daltónico (com cegueira para o vermelho ou o para o verde) verá um 2 ou um 5.





domingo, 6 de novembro de 2011

Tipos de daltonismo

   Como já havíamos comentado existem diferentes tipos de daltonismo com diferentes graus de gravidade. Mas para entendermos melhor essas diferenças precisamos compreender alguns fatores sobre a visão em cores.
   A parte do olho que percebe a luz e lida com a visão em cores é chamada de retina. Existem estruturas na retina com formatos de bastonetes e cones. Os bastonetes ajudam a enxergar com pouca luz em preto e branco, os cones ajudam a enxergar em cores e também a ver os detalhes. Há três tipos de cones, e como a maioria das pessoas têm todos os três tipos, a visão humana normal é chamada de tricromática.



















   Pessoas que não possuem um dos tipos de cones possuem visão dicromática, o que é mais grave do que a tricromacia anômala. Dentro dessa categoria, há três tipos diferentes:

    ·  Deuteranopia – ausência de cones verdes 
    ·  Protanopia – ausência de cones vermelhos
    ·  Tritanopia – ausência de cones azuis 

Monocromacia é o próximo degrau da escala da visão em cores, causada pela ausência total de qualquer 2 ou 3 dos cones da retina. Os monocromatas enxergam tudo em preto e branco e em tonalidades de cinza. Este é o tipo mais raro.