terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Postagem Final

  
 No inicio achamos que este trabalho seria como todos os outros, que todos nós estamos acostumados a fazer ano após ano. Primeiramente escolhemos um assunto, onde falaríamos o que sabíamos ou "achávamos" saber sobre ele, confessamos que apesar de um tema simples e comum como o daltonismo, não sabíamos muito sobre tal assunto. No desenvolver do trabalho descobrimos que não era algo simples e fácil como imaginávamos, pois exigia de cada componente sua participação e interesse, que cada um desse o seu melhor na execução do trabalho. Mas apesar das dificuldades, nós vimos que temos o potencial de sempre buscar além, não se contentando com o mínimo e sim buscar o máximo de nós, e sempre que for encontrada uma resposta para uma questão, não se contentar com ela, e sim buscar fazer novas questões, podendo assim descobrir novas coisas.
   Como todo trabalho tínhamos dúvidas sobre o assunto, e no decorrer buscamos responder não só as nossas dúvidas, mas também a dos leitores. No inicio e no decorrer do trabalho surgiram algumas dúvidas, tais como:

* O que é daltonismo?
* Tem origem genética?
* O que provoca o daltonismo?
* Quais os sintomas?
* Quais profissões que os daltônicos não podem exercer?
* Quais os tipos de daltonismo?
* Tem cura?


   Daltonismo é um distúrbio em que a pessoa tem a dificuldade de diferenciar algumas ou todas as cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho. Tem origem genética, mas em alguns casos raros pode aparecer na adolescência ou idade adulta pelo uso de drogas.
   Este distúrbio é o resultado do mau funcionamento das células do olho chamadas de cones, existentes na retina quem tem a capacidade de reconhecer as cores, esse mau funcionamento é provocado pela presença de alelos defeituosos.
   Os sintomas são notados quando crianças, geralmente na escola, na hora de pintar um desenho, o professor irá notar que elas confundem algumas cores, ou até mesmo em casa os pais irão notar essa troca de cores.
   Os daltônicos não podem exercer profissões que lidam diretamente com imagens ou mapas, como por   exemplo, controlador de voo, geógrafo, fotógrafo e piloto de avião, isso devido à dificuldade e diferenciar certas cores o que não permitirá exercer perfeitamente tal profissão.
   Todas as pessoas com visão normal possuem três cones, essa visão é chamada de tricromática. E aquelas pessoas que não possuem um dos cones tem visão dicromática. Dentro desta categoria de daltonismo há três tipos diferentes:

 Deuteranopia: ausência de cones verdes.
 Protanopia: ausência de cones vermelhos.
 Tritanopia:  ausência de cones azuis.

   Existe um tipo mais raro de daltonismo, que é a Monocromática em que a pessoa não tem 2 ou 3 cones da retina, isso faz com que ela enxergue tudo em preto e branco e em tonalidades de cinza.
   Ainda não existe cura para este distúrbio, há apenas uma empresa Americana fabricando lentes que permitiriam a distinção de cores pelos daltônicos. Elas seriam seletivas quanto à passagem de luz, bloqueando o necessário para corrigir defeitos da visão, mais ainda esta sendo testada não há nada em uso que possa corrigir esse distúrbio.

   No final do trabalho podemos ver que muitas das nossas duvidas foram esclarecidas, e apesar de termos aumentado nossos conhecimentos, também descobrimos que todos nós somos capazes de fazer o melhor se dermos nosso máximo.


Agradecemos a todos que acompanharam nosso trabalho!